Um dia


RESENHA

   "Dex e Em, Em e Dex". E com essas palavras eu começo a falar sobre esse livro que me abalou profundamente. Ainda não conhecia o trabalho do autor, mas posso dizer que me encantei pela história desses dois personagens.

   O inicio é bem complexo, começa com um diálogo entre eles, algo sobre mudar o mundo, idéias de jovens que acabaram de se formar na faculdade e pensam que o céu é o limite. O rico e bonito; Dexter Mayhew e a garota focada nos livros, inteligente e linda, mas pouco segura de si mesma; Emma Morley. Após a festa de formatura da faculdade, acabaram bêbados e juntos, passando uma noite de amor da qual surgiria uma longa amizade. 


"De repente me peguei pensando em você, e pensando que pena que não está aqui para ver isso, para vivenciar isso, aí eu tive a seguinte revelação.Você deveria estar aqui comigo."

   15 de julho de 1988, onde tudo começou. Cada capítulo do livro é um ano à frente, sempre na mesma data e mostra ao leitor o rumo que segue a vida dos personagens. Cada conquista, escolha ou decepção que ambos vivem é algo que nos faz perceber o quanto a vida é uma caixinha de surpresas.

   O autor acabou pecando um pouquinho no excesso dos detalhes, o que fez a leitura ficar um pouco densa em algumas partes. Mas a curiosidade em saber da vida da Em e do Dex me venceu. Acompanhar o crescimento de duas pessoas por quase 20 anos é algo incrível. 



"Você vai ser sempre bem vinda para ficar um tempo, ou para sempre se quiser."

   O livro nós faz acordar pra vida e questionar o sentido da mesma, sair do comodismo, lutar pelos nossos sonhos, mesmo que pareçam impossíveis, e nunca, jamais desistir de ser você mesmo. Estou me segurando como sempre para não acabar soltando alguns spoilers. 

   Sobre as minhas reações emocionais ao longo da leitura: sorri, me indignei, quis bater nos personagens, sonhei com acontecimentos diferentes, senti raiva, vibrei de emoção ou de frustração, tive dó, me senti realizada, feliz e chorei, chorei demais. Tanto é que não conseguia nem terminar a leitura de tantas lágrimas que inundaram meus olhos. Se eu recomendo esse livro? É claro que sim. Mas já vou avisando, tenham paciência com a narrativa, e não desistam de Dex e Em, Em e Dex, pois eu jamais desistiria. 


"— Você não é tão chata. — Sou, sim, Dex. Juro por Deus, eu mesma me acho chata. — Bom, eu não acho você chata.— Pegou a mão dela.— Você nunca vai ser chata pra mim. Você é uma em um milhão, Em."





















Detalhes

Páginas: 420
Autor: David Nicholls
Onde encontrar: SkoobSubmarinoAmericanasShoptime.
Editora: Intrínseca 

Comentários