Orgulho e Preconceito



RESENHA

   Em uma sociedade ilustre da Inglaterra, nos meados do século XIX, é onde se passa o nosso relato.  Acredito que muitos conheçam essa obra clássica de Jane Austen, mesmo tendo sido publicado em 1813 e contando com várias edições traduzidas de formas diferentes e um vocabulário considerado “antiquado” para os dias de hoje, é uma história que ainda atrai e apaixona pessoas de diferentes idades.

   “Um homem solteiro e rico precisa de uma esposa”. O livro começa com a referida frase, e nos apresenta a família Bennet, composta de cinco filhas moças, uma mãe superficial, ansiosa, inconveniente e pouco inteligente, disposta a ataques, tremores e palpitações, um pai erudito e inteligente que não aprovava a superficialidade da esposa e das 3 filhas mais novas. 

“O orgulho é um defeito muito vulgar, creio eu. Depois de tudo o que li, estou convencida que são raros aqueles entre nós que não nutrem um sentimento de condescendência própria baseado numa ou outra qualidade, real, ou imaginária. Vaidade e orgulho são coisas diferentes. Pode-se sentir orgulho sem ser vaidoso. O orgulho diz respeito mais à opinião que temos de nós próprios, enquanto a vaidade ao que queremos que os outros pensem de nós.”

“Não há nada de mais enganador – disse Darcy - que a aparência de humildade. Não passa, por vezes, de uma simples preguiça mental, ou então de uma fanfarronice.”

   Os acontecimentos ocorrem sob o ponto de vista da personagem principal, a segunda filha dos Bennet, Elizabeth (Lizzy). Tudo muda quando um cavalheiro encantador, bonito e generoso chamado Charles Bingley aluga uma mansão próxima a família Bennet. O Sr. Bingley acompanhado do melhor amigo Fitzwilliam Darcy, descrito inicialmente como alguém socialmente reservado e capaz de causar uma má impressão a estranhos.

   Enquanto Charles Bingley para o desagrado total de suas irmãs se sente profundamente atraído pela filha mais velha dos Bennet, Jane. Considerada a mais bela jovem do local, uma garota doce, reservada, sensível, e que prefere ver apenas o lado bom das pessoas. O Sr. Darcy se encanta pelos olhos de Lizzy.


“Que agradável modo de se passar a noite! No fundo, não há prazer que se compare ao da leitura! Basta ver a facilidade com que uma pessoa se farta de tudo o que não seja um livro!”

   Minha vontade é contar a história toda pra vocês, mas acho que perderia a graça para quem ainda não leu né? Em meio a muitas voltas e reviravoltas que o livro nos trás, percebemos como o amor consegue mudar até o coração mais orgulhoso e vencer todos os preconceitos que a sociedade impunha em relação às normas e costumes da época.


   Agradeço imensamente a minha amiga Marina por ter me presenteado com essa edição linda, me apaixonei profundamente por esse clássico da literatura. Elizabeth com seu jeito inteligente, sincero, alegre e disposta a não levar desaforos pra casa, se tornou uma das minhas personagens preferidas. E como não morrer de amores pelo Sr. Darcy?

“Uma tal mudança num homem tão orgulhoso suscitava não só o espanto, como a gratidão. Só ao amor, e a um amor ardente, é que ela poderia ser atribuída; e a impressão que sobre ela esse amor produzia não era de modo algum desagradável, embora não pudesse ser exatamente definido.”










 Detalhes

Páginas: 240
Autor: Jane Austen
Editora: Pé da letra
Onde encontrar: Amazon

Comentários

  1. Amei a descrição da mãe dela.kkkkkk ô mulher chata!
    Fico encantada com a forma como escreve Kaka. Doce e um pouco intelectual! Amei a resenha. Fico muito feliz que tenha gostado de um dos meus favoritos. Pode ficar com Mr. Darcy se me deixar o Mr. Bingley. Haha
    Fotos lindíssimas minha flor! Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Ai que linda sua resenha! Meu amor por essa obra é infinito, me tornei fã da Jane Austen com esse livro e já li outros 2, com certeza lerei todos em breve. Como eu amo essa autora! Ah e o meu crush vai ser o Darcy forever <3

    haha
    Beijos!
    www.estantedami.com << quando quiser dá uma passadinha no meu blog também <3

    ResponderExcluir
  3. Ah que renhesa linda. Sou louca pra ler esse livro. Acho que já enrolei demais pra ler Jane Austen. Gosto bastante da adaptação desse livro assisto sempre que posso na netflix, mas algo me diz que o livro e bem melhor que o filme (haha)
    (Amei o seu blog e estou seguindo)
    Beijos da May :) - http://minhapequenacoleao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário