Tempestade do eu


Esta resenha foi feita pelo meu querido amigo 
Eloizio Andrade e só tenho a lhe agradecer 
pelo apoio, amigos assim são raros.

RESENHA

 Já teve a vontade de sair do paradigma em que todos estamos presos por simplesmente estarmos inseridos em uma cultura social que desde sempre foi assim? Se a resposta for “sim”, você está no lugar certo. Caso seja “não” o lugar é ainda melhor para você.

        Acordar cedo, preparar o café, vestir o uniforme, encarar o trânsito e passar o dia trabalhando é a rotina da sociedade,e tudo que vira rotina com o tempo desgasta. Tem como fugir disso? Creio que não. Mas tem formas de amenizar o impacto e são essas formas que esse livro abarca consigo da maneira mais simplória e detalhista, embora ambas palavras possuam conceitos antônimos. 

O protagonista da obra se chama Augusto, um rapaz na faixa dos trinta e poucos, que não contenta com o “não” e sempre tenta. Ele não quer se tornar um velho solitário e rabugento, como seu vizinho Homero transparecia ser. Tim é o porto seguro de Augusto desde a infância, aquele amigo que te tira da cama num domingo de manhã quando você acorda na ressaca, e consegue fazer seu dia fluir de uma forma positiva jamais esperada naquele momento. Temos também, um outro amigo que embora seja uma criança, também tem um lugar especial nos sentimentos de Augusto. O mais incrível desse livro é ver como o protagonista reúne o grupo mais aleatório de amizade no quesito idade e personalidade e, consegue através do mesmo abstrair energias que somam da forma mais prazerosa possibilitando o alcance de diferentes percepções de uma mesma situação.


A ideia do autor de frisar na percepção dos pequenos detalhes da vida, que por mim é considerado a chave da tranquilidade, me recordou um pouco o filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain”. O poder de observar me atrai e traz paz, e esse foi um dos principais meios do autor para se chegar no fim desejado.

Minha crítica ao livro se refere somente ao número de páginas mas, embora pequeno, consegue passar o escopo da mensagem que é exemplificada com uma história serena de ser lida.

Essa leitura aguçou o meu interior e o instigou para sempre procurar o lado positivo dos fatos, mesmo nos casos negativos, como há no livro. Agradeço o autor pelo momento de reflexão que essa obra me levou.  


Detalhes

Páginas: 107
Edição indepentende
Skoob

Comentários