Sublime



RESENHA


Ah a monarquia, a mais antiga forma de governo. Os reis, rainhas, príncipes e princesas, as pessoas de sangue nobre e que faziam parte da mais alta cúpula da sociedade. E é nesse clima de reinos e riquezas, que somos apresentados a vida de Isadora de Noyers.

“A diferença entre Isadora e outros bebês da época, era que ela já nascia com obrigações, sendo objeto de muita expectativa.” (p. 12)

A segunda filha do rei Felipe II de Moreau-Leclerc e da rainha Ana, diferente de seu irmão mais velho Henrique que nasceu para se tornar o herdeiro do trono, não possuía nenhuma responsabilidade ou preocupação em relação ao reino. Com apenas um mês de vida, o rei celebrou um acordo futuro de casamento envolvendo a jovem princesa, para poder resolver um conflito envolvendo o reino, e assim Isadora tão jovem, já começou a cumprir o seu dever como princesa.


Isadora cresceu livre, e extremamente mimada, todos e até o próprio rei, acabavam cedendo as suas vontades. Uma das únicas pessoas que conseguiam colocar um pingo de juízo em sua cabeça, era Maria, sua ama de leite desde o nascimento. A princesa desenvolveu uma beleza tão grande, que todo o reino comentava sobre isso.

“Isadora era encantadora. Por não ter muita cobrança sobre si, vivia de modo mais espontâneo. Com delicadeza e um pouco de manipulação, conseguia que seu pai fizesse todas as suas vontades.” (p. 60)

Dois meses antes de completar 17 anos, a princesa Isadora se casou com um jovem ambicioso e concretizou assim um acordo antigo de casamento. Luis Augusto, seu marido, instigava Isadora a realizar todas as suas vontades, com isso tinha tempo o suficiente para as questões que envolviam o reino, enquanto sua esposa estava distraída.


Tudo muda na vida da princesa Isadora quando ela conhece Luca, o belo capitão de sua guarda pessoal. Diferentemente de todos os homens da nobreza que a rodeiam e se encantam pelo seu charme, Luca não demonstra qualquer sentimento por ela, sempre se mantém distante e profissional.

“Os casamentos da nobreza não passavam de contratos realizados com objetivo político, de firmar alianças, buscando resguardar interesses comuns das famílias envolvidas. Amor era algo que podia acontecer, mas nunca uma motivação” (p. 109)

Para uma princesa acostumada a sempre ter tudo na vida, ela não desiste de seu interesse por Luca e decide que irá conquistá-lo a todo custo. Mas poderia isso ser apenas desejo? Algo efêmero e sem valor?


Isadora vai descobrir que a vida é bem maior do que ela imaginou, que as pessoas não são meros objetos, que como uma monarca, ela possui grandes responsabilidades para com o seu reino.

“... - tem responsabilidades e uma imagem a zelar. Não pode agir como uma menina mimada que perde um brinquedo. Você precisa entender que não pode tratar as pessoas da maneira que lhe aprouver. Todos os nossos atos geram conseqüências... (p. 192)

Ah meus caros, como eu amei esse livro! Uma história envolvente, intrigante, e bem escrita. Michelli criou personagens imperfeitos, assim como nós seres humanos realmente somos, mas que ao longo de nossos erros, buscamos a mudança. A vida é assim, muitas das vezes somos postos a prova, e nossos valores são desafiados.


A mudança e o crescimento de Isadora ao longo da história mexeram tanto comigo, eu realmente senti na pele as emoções de nossa princesa, suas angustias, suas dores e seus amores. Quando me refiro a amores, priorizo o amor de mãe, porque foi quando Isadora descobriu o que é esse amor de verdade, que ela começou a se tornar outra pessoa.

“... e, nesse momento sublime, perceberam que pertenceriam um ao outro para sempre.” (p. 261)

Não é segredo para ninguém o tanto que sou apaixonada por livros de época, meu Deus eu nasci no tempo errado hahah. Esse período da história me fascina de uma forma imensa, e amo ler livros bem estruturados como Sublime. Michelli entrou para o rol das minhas autoras favoritas da vida e acho que a partir de hoje, leio tudo o que ela escrever.


Recomendo de coração aberto que venham conhecer a história de Isadora, a princesa do reino de Moreau-Leclerc que fascina, encanta e emociona.


Detalhes

Páginas: 270
Autora: Michelli Moraes
Publicação indepentende
Skoob
Amazon

Comentários