O Último Adeus


RESENHA

Perder alguém que amamos nunca é algo fácil. Saber que essa pessoa não existe mais no mundo dos vivos, que nunca poderemos vê-la novamente, ouvir o timbre de sua voz, o calor de um abraço, isso dói. Dói profundamente na alma, como se um pedaço do nosso coração estivesse sendo destruído para sempre. Mas a morte é algo inevitável, estamos vivos nesse mundo apenas de passagem, todos temos o nosso tempo de vida, por mais que tragédias encurtem esse tempo, uma hora a morte chegará para todos.

A vida é algo tão frágil, mas tão belo em sua forma, que chega a ser inacreditável quando sabemos que alguém teve a coragem de cometer suicídio. Não sabemos o que passa nos corações de quem decide acabar com a própria vida, mas não é uma decisão aceitável. Os problemas podem surgir, as dificuldades, a tempestade, porem estar vivo é um milagre e as pessoas deveriam agradecer por isso.


“Claro, não faz sentido ficar brava. É improdutivo. Eles ainda não entendem. Que estão esperando por aquele telefonema que mudará tudo. Que cada um vai acabar se sentindo como eu. Porque alguém que eles amam vai morrer. É uma das certezas mais cruéis da vida.” (Página 21)

Em O último adeus somos apresentados a Lex (Alexis), uma jovem de 18 anos que está passando por um dos piores momentos da vida de uma pessoa; a perda de alguém que amamos.

“Eu contei a ele sobre o buraco em meu peito. Sobre como tenho a impressão de que vou morrer nas vezes em que o buraco aparece. Que estou morrendo de medo que esses momentos aconteçam cada vez mais, e de que eles durem cada vez mais tempo, até que eu só sinta o buraco, e então, talvez ele me engula para sempre.” (Página 43)

Como uma forma de expressar os seus sentimentos que estão presos em uma cascata de fortes emoções, Dave, seu terapeuta, aconselha Lex a escrever um diário. Pensar em um destinatário qualquer, e contar tudo o que aflige o seu coração. Tyler, seu irmão dois anos mais novo, cometeu suicídio há sete semanas, e com isso toda a felicidade de Lex morreu com ele.

“O tempo passa É a regra. Independentemente do que aconteça, por mais que pareça que tudo em sua vida está congelado em um determinado momento, o tempo segue em frente.” (Página 164)

Um turbilhão de acontecimentos que uma garota de 18 anos ainda não tem forças suficientes para enfrentar, abalam profundamente a vida de Lex. A perda do irmão não está sendo nem um pouco fácil de tolerar, o divórcio dos pais ainda é algo que a machuca profundamente, a pressão das provas para entrar na faculdade de seus sonhos, e os problemas com Limão, seu carro velho que sempre dá algum problema.

Viver não é fácil, mas para Lex tem sido uma experiência profunda e lamentável. A enorme onda de tristeza e dor que parece afogá-la diariamente é algo que se transforma em um desafio a cada raiar do sol.


“Essa coisa toda tem me prejudicado, penso. Sou uma tábua exposta à chuva, é impossível me desempenar. Agora sou assim, retorcida.” (Página 189)

Em meio a tanto sofrimento, Lex e sua mãe passam a sentir a presença de Tyler em casa. O cheiro da colônia preferida dele, passos no corredor, e vultos. Seria apenas o reflexo da dor de ambas ou algo a mais? A saudade é tão forte ao ponto de fazer as pessoas enxergarem algo que não existe mais?

“Deve haver uma regra geral idiota do universo de que independentemente do que aconteça, por mais que as coisas fiquem ruins, tudo vai ficar bem no fim.” (Página 267)

 Bom meus caros, essa não foi uma leitura fácil. A dor e a melancolia das páginas praticamente me envolveram ao longo de toda a história. Só conseguia me colocar no lugar da Lex e pensar o que seria da minha vida se perdesse a minha irmã mais nova. Meu coração foi tomado pela tristeza várias e várias vezes e sempre fechava o livro para respirar e acalmar os ânimos.

O último adeus é um livro forte sobre o que as pessoas fazem depois da morte de alguém. A vida continua seguindo o seu curso e precisamos aprender com ela. Mas fácil não é, nunca é. A dor nos engolfa de tal maneira que ficamos parados no tempo. 



Detalhes

Páginas: 352
Editora: DarkSide Books
Skoob

Comentários