Extraordinário


RESENHA

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

   As vezes não agradecemos a Deus pelas coisas boas que acontecem em nossas vidas. Por andarmos com os dois pés no chão, ou conseguirmos ter os olhos saudáveis pra enxergar o mundo ao nosso redor, ou não precisarmos de aparelhos para conseguir saborear o gosto de uma boa comida, ou simplesmente não possuir nenhuma deformidade facial que atraia olhares maldosos em nossa direção.


   Mas na vida de August Pullman as coisas não eram assim. Ele nasceu com uma síndrome genética que teve como seqüela uma grave deformidade em seu rosto. Após diversas cirurgias e complicações médicas, nosso pequeno Auggie jamais havia freqüentado uma escola, o medo tanto da parte do garoto quanto dos pais era obvio. O ser humano consegue ser bem cruel e o que seria de uma criança como Auggie no meio de pessoas desconhecidas?

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."

   Mas as coisas mudam e a mãe do garoto decide o matricular em uma escola, afinal estudar em casa com ela não seria a mesma coisa, certo? Ser aluno novo é algo que ninguém quer, mas ser um aluno novo com uma deformidade facial é algo que com toda a certeza o tornará o centro das atenções, e não poderia ser diferente com Auggie.


   No quinto ano de uma escola particular, é notável que haverá crianças boas e más. Crianças que vão aceitar Auggie pela pessoa que ele é, e crianças que fugirão dele pela aparência. Mas nosso garotinho mostrará a todos quem ele é. Um rosto diferente não faz dele uma pessoa diferente, mas sim uma pessoa mais forte e que enfrentará a vida de cabeça erguida, mostrando que ele é igual a qualquer garoto daquela escola.

"A grandeza não esta em ser forte, mas no uso correto da força... Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração."

   Que livro lindo, que história emocionante. Auggie vai mexer com o coração de todos os leitores. É impossível não se sensibilizar com a vida desse garotinho que dá a volta por cima apesar do que lhe foi imposto pelo destino. Com o apoio de uma família maravilhosa e amigos de verdade, August mostra que é possível vencer qualquer barreira e ser feliz.


   Eu me sentia um peixe fora d’água por ainda não conhecer essa história hahah mas acho que tudo na vida tem o tempo certo, e esse foi o meu tempo de conhecer o menino Extraordinário que comove e encanta os leitores. Esse livro deveria ler leitura obrigatória, recomendo de todo o coração.


Detalhes

Páginas: 208 (nessa versão)
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca 

Comentários